Não é um salão.
Não é um spa.
Não é uma clínica.
Não é sobre cabelo.
Não é sobre corpo.
É tudo isso.
Um lugar que reúne
o cuidado do salão,
o acolhimento do spa,
o conhecimento da clínica,
o cuidado integral dos cabelos,
o bem-estar por completo.

Blog

Tratamento ideal: como descobrir?

Como descobrir o tratamento ideal, o mais indicado para o seu caso aqui no Mariá? 

Em primeiro lugar nós vamos fazer uma anamnese, uma conversa para entender bem o seu tipo de cabelo e o seu couro cabeludo.

Nós queremos saber se você tem alguma coceira alguma, ardência, sensibilidade, se passou por algum processo químico, se faz algum tipo de tintura, coloração, alisamento, se você tem alguma queixa naquele exato momento. 

Principalmente queremos saber como está o estado do seu couro cabeludo. 

A maioria das vezes as pessoas vêm aqui com queixa de haste, diz que lava o cabelo dia sim, dia não, ou que lava o cabelo todos os dias e não tem sintoma nenhum no couro cabeludo. 

Porém, após essa conversa detalhada, vamos para a análise no vídeo dermatoscópio. 

Couro cabeludo 

Uma pessoa cuja queixa principal era simplesmente ressecamento, quando fomos analisar o couro cabeludo havia descamação, células mortas aderidas ao folículo, sensibilidade, vermelhidão por baixo. 

Então imagine uma pessoa que faz um tratamento para queda com um microagulhamento, por exemplo, ou então aplicação de um laser com drug delivery em um couro cabeludo como esse. 

Com certeza o tratamento não será eficaz, porque esse couro cabeludo precisa primeiro ser tratado para depois iniciarmos um drug delivery, seja com laser, seja com agulha. 

Então a principal questão de todo esse processo do tratamento personalizado é entender como se encontra o couro cabeludo e o fio de cabelo naquele exato momento da terapia. 

A maioria das vezes nós indicamos um cronograma capilar, os rituais se seguem uma vez por semana. 

E a cada semana nós temos que fazer essa análise, para observar se o tratamento deve ser mais intenso, moderado ou um pouco mais leve, para que a pele do couro cabeludo também não sofra uma agressão que não há necessidade.  

Tratamento individualizado 

Isso significa que o tratamento não pode ser igual para todo mundo.

Eu não posso usar um ativo numa concentração mais alta ou um ativo que é um pouco mais abrasivo, quando preciso de uma limpeza mais profunda no couro cabeludo se o paciente apresenta um couro cabeludo normal. 

Aí a importância de atender o paciente como um todo, compreender a fase em que ele se encontra, se ele está mais estressado, como está a oleosidade do couro cabeludo, que produto ele usa em casa e como está sendo a sequência do tratamento, no caso daqueles que já o iniciaram. 

Por isto é essencial uma análise correta, uma análise profunda do estado do couro cabeludo e dos fios do cabelo. 

Haste do cabelo 

Nesse mesmo sistema, no vídeo dermatoscópio, a gente usa a luz na haste. 

Trocando as lentes é possível conseguir até 200 vezes de aumento para saber como está o estado da cutícula, se existisse tricorrexis nodosa, que é a quebra de uma parte da haste, se existe ponta dupla.  Tudo isso é analisado nesta anamnese e exame físico, tanto da haste capilar quanto do couro cabeludo. A partir daí vamos indicar o melhor tratamento, a melhor linha para o seu tipo de cabelo.

Comments

  • Adriana Hentschke
    17 de setembro de 2020

    Olá. Moro em Porto Alegre.
    Se quisesse fazer uma avaliação precisaria estar aí?
    Adriana

    reply

Leave a Comment:

×