Não é um salão.
Não é um spa.
Não é uma clínica.
Não é sobre cabelo.
Não é sobre corpo.
É tudo isso.
Um lugar que reúne
o cuidado do salão,
o acolhimento do spa,
o conhecimento da clínica,
o cuidado integral dos cabelos,
o bem-estar por completo.

Blog

Coceira no couro cabeludo é um problema comum nas épocas mais frias do ano. Saiba o que pode causar o problema e como resolvê-lo.

Coceira no couro cabeludo pode ser caspa 

Você está sentindo coceira aumentada no couro cabeludo agora nessa época do ano? 

A tendência no outono e inverno é infelizmente piora de quadros de dermatite seborreica, caspa, psoríase e de ressecamento da pele.  

Banhos quentes

Então, em primeiro lugar, se você não tem nenhum desses sintomas, nós temos que afastar o uso de água quente, porque a tendência de banhos mais quentes no inverno faz com que a pele da região do couro cabeludo resseque e desidrate. 

E você já parou para pensar que depois de um banho quente no inverno você passa o hidratante no rosto, no corpo, mas ninguém passa hidratante na pele do couro cabeludo?

E é por isso que nós temos que cuidar, então, com a temperatura da água para que essa pele não resseque em demasia. 

Até porque depois ainda vem o secador de cabelo e essas agressões externas múltiplas podem ressecar a pele da região e ser a causa da coceira. 

Caspa 

Uma segunda causa são as pessoas que apresentam a caspa. Caspa é uma descamação da pele do couro cabeludo. 

Na verdade existe um turnover acelerado, ou seja, uma renovação da pele um pouco mais acelerada nas pessoas que têm uma tendência genética. 

E existe também desequilíbrio de um fungo que se chama malassezia furfur, mas é importante dizer que quem tem caspa não tem micose na cabeça! 

A gente tem uma microflora que habita a pele de todo o corpo, inclusive no couro cabeludo e a pessoa que tem caspa tem desequilíbrio da população desses microrganismos, até pelo excesso de oleosidade. 

A caspa não é transmissível e é uma das causas da coceira nesta região.

Então se você tem caspa, dermatite, psoríase o ideal é que você use um shampoo específico. 

Algumas vezes só o shampoo não resolve e há necessidade de você acrescentar uma loção capilar anticaspa com componentes que o seu dermatologista pode indicar ou existem soluções prontas também. 

Você pode ainda fazer rituais de tratamento do couro cabeludo. 

As pessoas não têm muito esse hábito de cuidar da pele do couro cabeludo, por isso nós aqui no Mariá Spa do Cabelo estamos trazendo um conceito novo, de tratamento da região. 

A partir de um couro cabeludo saudável, de uma raiz fortificada você vai ter fios saudáveis, bonitos, macios, brilhantes e com um aspecto de saúde. 

Tudo começa de dentro para fora, pelo cuidado da raiz, do couro cabeludo para o fio. 

No caso da dermatite seborreica, da caspa e da coceira existem rituais específicos que vão sanar esse problema. 

E a terceira a terceira causa seria a psoríase, uma doença de pele que acomete também a pele do couro cabeludo e que deve ser acompanhada pelo dermatologista, mas entra todo esse conceito de evitar a água quente, o excesso de shampoo abrasivo.  Você tem que usar produtos específicos para psoríase e também aqui no Spa nós temos rituais para ajudar nesses problemas. 

Leave a Comment:

×